fbpx

O que é design gráfico e o que faz?

O que é design gráfico e o que faz?

Existem por aí algumas definições disponíveis sobre design gráfico que nos ajudam muito a entender do que se trata esta área do conhecimento.

Mas é importante esclarecer bem os conceitos para que a ajuda não acabe se tornando na verdade uma confusão.

Você precisa entender que o design gráfico é um segmento do design visual.  O design visual abrange todas as especializações do design e não depende da mídia envolvida para a comunicação.

Já o design gráfico é uma parte responsável por organizar elementos de textos e imagens em peças gráficas, com objetivo de fazer com que a comunicação seja clara e eficiente.

O design gráfico é a maneira de comunicar visualmente uma ideia ou conceito através de técnicas específicas. Pelo design gráfico, a mensagem visual se torna possível através da perfeita harmonia entre imagem e texto.

Portanto o design gráfico é uma área que demanda uma boa base cultural e estética. É uma excelente alternativa para as pessoas que têm aptidões com desenho e informática.

Siga entendendo um pouco mais deste fascinante e criativo universo da comunicação visual.

O que o design gráfico é capaz de fazer.

Utilizar a criatividade para transmitir uma mensagem efetiva e impactante através de textos e imagens desperta um grande interesse. Traz uma ideia de liberdade e satisfação para quem desenvolve.

E é exatamente isso, principalmente quando se entende e se domina as exigências necessárias para um design gráfico com qualidade.

Por isso é importante conhecer e se aprofundar mais na arte do ofício. Ou seja, o que de fato faz o design gráfico? Quais são os produtos de seu trabalho?

Até aqui foi falado que a comunicação visual no design gráfico é feita através de peças gráficas. Pois bem, é importante deixar claro que peças gráficas não são somente coisas impressas.

Com o surgimento e avanço acelerado da tecnologia, o design gráfico se expandiu também para os meios digitais. Estes são provavelmente os maiores meios de comunicação mais utilizados pelos profissionais de design hoje.

Desta forma, o designer gráfico tem a possibilidade de desenvolver uma série de trabalhos, tais como:

  • Projetos editoriais de livros;
  • Banners, cartazes, adesivos, panfletos e papelaria em geral;
  • Sinalização, logotipos e identidade visual de forma ampla;
  • Design de embalagens, identidades corporativas, logomarcas.

Além disso, a amplitude de possibilidades que existem no universo digital ainda abre espaços para vários outros projetos como:

  • Desenvolvimento visual de sites, blogs, banners para Internet;
  • Digital Design: animação, comercio eletrônico, design da informação, interação, edição não linear de vídeo, ensino a distância, foto digital, teaser, TV digital, vídeo game;
  • Design de interação;
  • Design de jogos;
  • Tipografia.

A abrangência de atuação do design gráfico é enorme, como se pode ver nos exemplos acima.

Apesar da variedade de alternativas e caminhos possíveis para os profissionais, existe um ponto comum entre todos eles, que é a criatividade.

Usando a criatividade como ponto forte, o designer precisa conhecer e utilizar diversificadas técnicas de desenhos. É necessário que seja possuidor de uma ampla formação conceitual e cultural.

Desta forma, um designer gráfico não é um simples executor. Precisa aliar visão crítica com uma questão que é o grande diferencial do designer gráfico: a capacidade de resolver problemas.

design gráfico

O design gráfico como solução

A área de conhecimento do design gráfico sempre esteve conectada com outras importantes áreas como psicologia, arte, comunicação, ciência da cognição entre outras.

Com uma área de estudo extremamente ampla como esta, as diferentes soluções aos diferentes problemas exigem técnica, conhecimento e estudo.

Além disso, o profissional vai adquirindo experiência e apurando sua técnica ao longo da carreira.

Desta forma, cada profissional vai moldando e direcionando sua carreira conforme suas aptidões, características e interesses.

Um produtor gráfico é um dos mais tradicionais e traz soluções para cartazes, folders, folhetos, cartazes, catálogos, revistas, jornais, banners, adesivos e uma série de outros impressos.

Para isso, precisa dominar software de edição de imagens como o Photoshop programa de editoração como InDesign e softwares de imagens vetoriais como o Ilustrator.

Já um designer digital requer domínio como Photoshop e Ilustrator para criação de imagens digitais para blogs e perfis de redes sociais, por exemplo

A criação de logotipos e identidades visuais são comuns na vida do designer e muito requisitada, pois todo mundo precisa deste tipo de entrega.

Alguns designers se especializam nas animações e animações 3D. São técnicas extremamente complexas pois necessitam de um elevado grau de precisão e similaridade com real.

Na área de web design ou product design os profissionais mais requisitados são para finalização de sites, aplicativos e softwares. Este profissional geralmente desenvolve o layout.

Está claro com tudo isso que o design gráfico não é somente software e habilidades técnicas.

Para que seja exercido com qualidade e competência é necessário que tenha fundamentos.

O profissional deve estudar muito e se preparar sempre. Atualizar seus conhecimentos e buscar fontes de pesquisa e informação.

E caso você queira se aprofundar mais e se manter sempre atualizado com as técnicas e fundamentos do design, você pode deixar seu e-mail abaixo e assinar a nossa Newsletter semanal.

Nos siga também nas redes sociais e conheça o nosso canal no Youtube! Tem muito conteúdo bacana lá e tudo de graça!

Conclusão

Portanto O design gráfico é uma parte do design visual responsável por comunicar através de harmonização entre imagens e textos, de forma efetiva e capaz de reproduzir a mensagem de maneira clara.

É uma área responsável por produzir uma enormidade de peças gráficas, sejam estas impressas ou digitais. Esta abrangência de entregas exige muito conhecimento técnico, preparo e criatividade por parte dos designers gráficos.

O design gráfico acaba sendo então uma área capaz de trazer a solução para uma série de problemas, exigindo assim que o profissional se especialize e se prepare sempre e cada vez mais.

Siga meu perfil no Instagram e fale comigo caso tenha dúvida ou precise de ajuda 🙂

Ahhh, se puder da aquele força no YOUTUBE >>> CLICA AQUI <<

Deixe um comentário

Abrir conversa
Posso ajuda-lo?