fbpx

Os melhores bancos de imagens gratuito para design

Não erre na escolha de imagens! Seu cliente sempre espera o melhor de seu trabalho e você trabalha para que seus projetos sempre tragam os melhores clientes!

Quando você tem os insights, desenvolve as ideias, planeja e executa seu projeto, já consegue até sentir de que forma sua obra vai resolver o problema de seu cliente e agregar para seu portfólio.

Todas as etapas são cuidadosamente pensadas e organizadas para tornar a comunicação clara. Os elementos visuais são harmonizados conforme sua leitura sobre o contexto e sobre a dor do cliente.

A essência da matéria-prima de seu trabalho é o impacto visual que ele causa, materializada nas imagens que seleciona e distribui no projeto. A imagem traduz s sua inteligência depositada no projeto.

Sendo assim, cuidar da imagem do projeto nada mais é, portanto, do que zelar também por sua própria imagem profissional e pelo reconhecimento de sua inteligência aplicada no material.

Não aceite nada menos do que o melhor em cada um dos trabalhos que cria. Escolha muito bem todas as imagens que vai utilizar e faça com que ela tenha sentido no todo.

E aqui vai uma primeira dica importante que os designers preocupados com sua carreira já sabem muito bem: imagens de Google NÃO!!!

Mas existem imagens muito boas e de qualidade do Google, isso não prejudicaria a qualidade de seu trabalho, não é mesmo? Então por que não aproveitar esta fonte inesgotável de imagens?

PORQUE É ROUBO! Quando você se apropria do que não é seu, sem autorização do autor.

Então NÃO UTILIZE imagens do Google! Elas existem apenas para consulta elas têm autores. No Brasil existem as leis de direitos autorais e propriedade industrial.

Você é criativo e trabalho com desenvolvimento de ideias, então diga como você fica quando tem suas ideias e projetos utilizados por outras pessoas indevidamente. Por que fazer isso com outros designers, fotógrafos e artistas

Conheça as alternativas inteligentes e apropriadas para seu projeto

Agora que você entendeu que o compromisso deste artigo é acima de tudo com você e com respeito ao seu trabalho, vamos seguir com algumas opções de bancos de imagens sugeridos.

Os bancos de imagens são gigantescos repositórios para todos gostos e necessidades. Você pode encontrar uma variedade deles nas buscas pela internet, mas a ideia aqui é trazer algumas opções para você.

A primeira lista é de alguns sites majoritariamente gratuitos, interessantes e muito úteis. Veja abaixo e experimente os que melhor se adequam à solução do problema de seu cliente

Sites com boas opções gratuitas (com algumas coisas pagas também):

www.freepik.com – imagens, vetores, PSD e ícones. Esta págna traz opção de imagens tanto gratuitas, quanto para usuários premiu, que são para quem paga. Tudo bem explicado com relação às necessidades de atribuição do autor, quando necessário.

www.littlevisuals.co – site um pouco mais minimalista. Assemelha-se com um blog, onde vai correndo a página e encontrando as soluções. São um pouco menos de opções, mas não são necessárias atribuições

www.freeimages.com – oferece recurso de busca e é mais parecido cm o freepik mencionado acima.

www.maorguefile.com – existe sistema de busca e uma série de recursos interessantes. Traz também a lista e opções de arquivos pagos, porém não são imagens tão profissionais.

www.gratiosgraphy.com – vem também com opção de busca, o que facilita a direcionar o tema que necessita. Apresenta também as categorias de imagens.

www.pixabay.com – com mais de 1,4 milhão de fotos, é um site bem famoso. Uma variedade enorme de fotos grátis e também tem opção de imagens pagas. É possível de forma muito fácil identificar se a imagem é grátis e se necessita de atribuição.

www.picjumbo.com – a forma de download é muito fácil e também tem um banco enorme de arquivos. O tamanho das imagens é maior e isso se torna melhor de ver.

www.pexels.com – um dos que mais utilizo, sem comentários só acessando para ver.

Há muitas outras alternativas que certamente pode encontrar nas suas buscas pela Internet, basta que vá clicando nas buscas e links e caminhando para aquilo que é de maior interesse.

 E, ATENÇÃO! Fique atento aos contratos de licença de uso das imagens dos bancos gratuitos. Antes de utilizar, você precisa saber se a imagem pode ser utilizada para fins comerciais.

Um outro ponto relevante para registrar aqui é que os bancos gratuitos podem tomar um algum tempo. Como é fundamental você achar o perfil ideal de imagem para seu projeto, isso exige critérios específicos e, talvez, você pode acabar nem encontrando.

Neste caso, os bancos de imagens pagos podem ser boas sugestões para expandir as possibilidades. Além da enorme quantidade, é possível filtrar para exatamente o tipo de imagem de que necessita.

E também os custos não são nenhum abuso, há muita disponibilidade ao preço médio de R$ 20,00. Com isso você poupa tempo e nem gasta tanto dinheiro!

Os melhores sites com opções pagas

www.storyblocks.com e www.elements.envato.com – estes dois exemplos tem opções de fotos, músicas, vídeos e templates extremamente aplicáveis. Você também pode encontrar projetos editáveis para facilitar a sua vida.

www.artgrid.io – este já é um pouco mais cinematográfico. A variedade é mais limitada, porém a qualidade é bem diferenciada dos demais.

Estas são as três melhores e mais conhecidas opções. Eles são ilimitados, ou seja, você pode usar o quanto necessitar após feito pagamento, sem limite de licenças.

É importante salientar que são estrangeiros e, portanto, pagos em dólares e são em inglês. Portanto você fica sujeito à variação cambial, apesar de os preços serem bem acessíveis.

E nem é necessário lembrar que os custos de compra de imagens são certamente incluídos no orçamento do projeto ao seu cliente.

Muito bem, mas o que fazer agora?

Como você está sempre necessitando solucionar o problema do cliente e se preocupa com entregas de qualidade, somente você pode decidir e escolher o que fazer.

Tome os devidos cuidados com os pontos alertados neste artigo e pondere aquilo que faz mais sentido dentro de seu objetivo e orçamento.

Só não coloque em risco seu próprio trabalho e a sua reputação profissional. Seja uma referência do mercado de design gráfico!

Quando se trata de negócios, o melhor é sempre aquilo que te garante portas abertas, próximos projetos e relacionamento com cliente.

Deixe suas dúvidas, comentários e sugestões nos campos abaixo e enriqueça o conteúdo para outros profissionais curiosos e talentosos como você!

Deixe um comentário

Abrir conversa
Posso ajuda-lo?